insights

Indicadores

Economia

A atividade turistica que tem a maior ocupação de empregos é a alimentação, que no ano de 2019 concentrava 50,45% dos empregos nas atividades características do turismo - ACT, seguida pelo alojamento com 39,96%.

O saldo de empregos nas ACTs - Atividades Caracteristicas do Turismo, no ano de 2020, teve o seu pior momento no mês de abril onde o saldo foi negativo em 377 empregos, ou seja, o desligamento foi superior aos admitidos. Esse quadro se manteve negativo até o mês de setembro. Vale resaltar que a abertura das visitações ao maior polo turistico do estado Encantos do Jalapão se deu no mês de outubro, justamente no mês que o saldo passou a ser positivo em 47 empregos e terminou o ano com um saldo tambem positivo de 141 empregos.

O faturamento real mensal do turismo no tocantins começou o ano de 2020 superior ao ano anterior, porém com a pandemia e o início das restrições de viagens e fechamento de países no mês de março esse faturamento teve uma queda acentuada com seu ápice no mês de abril onde a redução foi de 68% se comparado a 2019. 

Em outubro o faturamento teve um aumento de 31% em relação ao mês de setembro, e foi o maior salto positivo entre meses depois da queda do faturamento de abril.